de Raquel Ramos; Ilustração: Carla Nazareth
Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas continua a saga do Branquinho, o protagonista de Episódios da vida de um jovem gato. Desta vez, porém, é o jardim da casa grande de barras amarelas que guarda segredos misteriosos: árvores, arbustos, plantas, flores e relva conviviam há muito tempo de forma harmoniosa até ao dia em que a D. Constança, que tinha a mania da mudança, decidiu tudo remodelar.
Se no início os seres que habitavam o jardim (e não constavam da lista de remodelação) foram egoístas e apenas pensaram em salvar-se a si mesmos, quando a D. Constança convidou o senhor Corta-Tudo a dizimar outras árvores, arbustos, plantas, flores e pedaços de relva, o jardim convocou alguns conselhos de árvores e delineou uma estratégia de salvação.
No último conselho, a Lua também foi convidada a estar presente. Juram os habitantes da vila que, nessa noite, o jardim da casa grande de barras amarelas foi visto a ser puxado pela Lua, com umas grandes cordas, para o outro lado do rio. A acreditar nos habitantes, o Branquinho também ia escondido nos arbustos do jardim.
Para onde será que a Lua levou o gato da casa grande de barras amarelas?