de João Manuel Ribeiro
Sabias que os jeans são um símbolo da cultura jovem?
Pois é!
Nos poemas de Os Jeans de Joana, de João Manuel Ribeiro, a cultura de quem já não é criança, mas também não é adulto ainda (daí o subtítulo Poemas para Adultolescentecer) é poeticamente captada na sua riqueza paradoxal é contraditória.
A procura da identidade, as paixonetas, os namoricos, as relações com os pais e com a escola, as contradições e dilemas, as emoções à flor da pele, os desafios pessoais e profissionais, os sonhos e desejos, o crescimento, as modas, as convenções, o digital, a influência das tecnologias… são aqui poeticamente lidos e escritos com a sensibilidade de um poeta a quem não escapa a dureza e a ironia da espuma das dias.
Estes poemas foram escritos para andaram no bolso dos jeans de adolescentes e jovens, mas podem também ter lugar na sacola ou mochila dos pais e educadores.
Quem ler e reler este livro vai:
ver-se e rever-se em crescimento (ou como cresceu)
identificar-se com (e em) muitas das tendências atuais
aprender a crescer e a aceitar-se nas contradições próprias da idade e da vida
divertir-se e rir-se de si mesmo
Os alunos do 2 e 3 Ciclos (e também do Secundário) vão, seguramente, ficar com pele da galinha ao lerem este livro, tal é a força da palavra poética! E terão toda a liberdade para dizer os poemas em voz alta, uns aos outros, ou a sussurrá-los ao ouvido ou escrevê-los onde possam ser lidos ou a reescrevê-los ao seu jeito e segundo o ritmo dos seus corações!
Vivam estes poemas para adultolescentecer!